EVENTO OUTUBRO ROSA 2018

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

 

É algo para não ser esquecido, nunca, por isso, o mês de Outubro nos convida a lembrar e reforçar que o câncer de mama atinge mulheres (é 2º tipo de câncer que mais acomete as mulheres) e homens também (1% da população masculina).

No Brasil, estimam-se cerca de 59.700 casos novos de câncer de mama entre 2018 a 2019.

Por isso é preciso estarmos atentos aos:

Sinais e sintomas: caroço (nódulo) fixo, endurecido e indolor na mama; pele da mama avermelhada, pequenos nódulos embaixo dos braços (axilas); saída espontânea de secreção dos mamilos.

Fatores de risco: obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, reposições hormonais, história familiar de câncer de ovário, não ter amamentado.

Assim, como acontece anualmente em nossa empresa, no dia 24/10, no Centro de Treinamentos, as colaboradoras participaram da palestra ministrada pela Supervisora de Saúde – Silvia R. M. Ferreira Lopes, que contou com presença da fisioterapeuta Miriã Coutinho, especialista em saúde da mulher, que abordou as vivências dos atendimentos as mulheres e reforçou a importância dos exercícios físicos na prevenção das doenças, incluindo o câncer de mama.

 

Silvia R. M. Ferreira Lopes - Supervisora de Saúde